Em países como o Brasil, os antigos fortes militares estão concentrados no litoral, rodeados por matas, montanhas e belas praias. Na Europa, porém, as fortificações se espalham principalmente pelo interior, em paisagens que nada têm de tropical – o que não as torna menos belas. É o caso do simpático vilarejo de Naarden, no norte da Holanda, uma ilha artificial em forma de estrela que atrai milhares de turistas todos os anos.
A história desta que é uma das mais bem preservadas vilas do gênero remonta ao século 13, quando o local foi fortificado. Isso aconteceu porque Naarden ocupava uma posição estratégica, no meio do caminho que liga a capital Amsterdã ao lesta da Europa. Já a construção dos canais que definem o seu formato veio depois.
No século 17, o local foi usado pelos franceses como base para dominar os Países Baixos. Os holandeses, porém, abriram as comportas de seus canais e inundaram a maior parte do território, isolando a fortificação e, por conseqüência, os invasores. Com o fracasso da operação empreendida pela França, em 1673, nascia a Naarden que se vê até hoje.
Desde então, o local recebeu uma série de melhorias que lhe deram as feições atuais. Por conta do avanço da indústria bélica, porém, as instalações militares de Naarden foram desativadas no final do século 19. E, a partir daí, o local se tornou patrimônio arquitetônico holandês e, sem dúvida, um dos mais pitorescos destinos da Europa.
Fonte: casavogue.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário